A essa altura, você já deve saber que a ideia do livro "Vidas transbordantes: histórias reais de pessoas com deficiência" nasceu principalmente do incômodo em observar como o jornalismo convencional diário, em meio à pressa das redações, contribui com um sistema social que invisibiliza corpos e mentes diversos.
Portanto, o grande ponto de partida do trabalho foi entender que o capacitismo, assim como o racismo, por exemplo, faz parte da estrutura da sociedade. Por “capacitismo”, entende-se a discriminação contra pessoas com deficiência. Anahí Guedes de Mello traduziu o termo “ableism”, expressão em inglês, para sugerir o termo em português, no sentido de que o preconceito contra PCDs costuma ter como premissa a ideia de que há um padrão de capacidade corporal, mental, intelectual e social. Portanto, nesse ponto de vista, o que é diferente não é capaz.
Portanto, o capacitismo é um preconceito social enraizado que está presente desde as pequenas situações do dia-a-dia até segmentos mais específicos. Para além da falta de inclusão e acessibilidade, a representação de pessoas com deficiência costuma ser carregar o tom de fórmula estereotipada e estigmatizada, inclusive na mídia, sobretudo no jornalismo.
Por muito tempo as pessoas com deficiência foram chamadas de “incapacitadas” e “defeituosas”. Posteriormente passaram a aparecer como “deficientes”, “portadoras de deficiência”, “pessoas com necessidades especiais” e “pessoas especiais”. Hoje, o termo defendido é “pessoas com deficiência”, principalmente para destacar que a deficiência não é algo que se porta, como um guarda-chuva ou um documento, por exemplo. Além disso, usar expressões como “especial” só reforça os estereótipos que separam pessoas com deficiência das demais.
Aqui estão algumas sugestões de materiais para você aprender mais sobre o capacitismo e como enfrentá-lo:
Digital Dellarte - Palestra: O que é capacitismo com Anahí Guedes de Mello: https://www.youtube.com/watch?v=mJEn5nIMGoM
Um capacitista em desconstrução | Alex Duarte | TEDxPUCPR: https://www.youtube.com/watch?v=ZHt5GuH1aEE
Livro "Capacitismo: o mito da capacidade": https://www.amazon.com.br/Capacitismo-mito-capacidade-Victor-Marco/dp/6586025893
Entenda por que não é bacana chamar atletas das Paralimpíadas de exemplos de superação: https://ge.globo.com/paralimpiadas/noticia/entenda-por-que-nao-e-bacana-chamar-atletas-das-paralimpiadas-de-exemplos-de-superacao.ghtml
Tem alguma sugestão? Nos mande uma mensagem clicando aqui. :)